Como a resolução foi não repetir os caminhos feitos, este ano vamos
fazer o Caminho Português pela Costa.
Este caminho apenas é diferente do Caminho Português até Vigo, já que depois o percurso é único.
São cerca de 260 km e este ano resolvemos aproveitar a ponte do 1 de Maio para efectuar esta
peregrinação e vamos manter a carrinha de apoio, já que não só nos permite
pedalar mais leves como nos apoia nas paragens com água e comida. Vão participar 9 ciclista e um motorizado e vamos partir da Maia.
Dia 27.04 - sexta-feira
| Santuário de N.Sra do Bom Despacho |
Acabamos por partir mais tarde, pelas 20h, o que implicou fazer o
caminho já de noite.
Saímos seguindo as setas amarelas porque da Maia tanto se pode ir pelo
Caminho Português como pelo Caminho da Costa, assim fomos em direcção a Moreira onde atravessamos a N13
para Vila Nova da Telha, seguindo a partir daí sempre para norte.
Nesta zona a sinalização ainda não é muito boa mas levávamos gps que
nos permitiu seguir o caminho mesmo quando não víamos setas durante algum
tempo.
Paramos em Labruge em cuja igreja carimbamos a credencial e passamos em Vila do Conde, ao
lado
da igreja Matriz ou de S. João Baptista e seguimos até à primeira paragem, na
Póvoa de Varzim, em frente à capela de S. Tiago.
![]() |
| Capela de S. Tiago, Póvoa |
Depois de algumas fotos à capela e à fonte em forma de vieira seguimos
para A-Ver-o-Mar e paramos novamente em Fão, mas desta vez para comer uma das
famosas clarinhas. Esposende fica no outro lado da ponte.
O albergue de S. Miguel das Marinhas é explorado pelos bombeiros e é
próximo ao quartel mas fica situado já na saída da cidade. Chegamos lá passava
das 22h e tínhamos percorrido 48km.
Fomos recebidos de forma sempre simpática e atenciosa, de imediato nos
carimbaram as credenciais para que a saída seja mais rápida. Quanto às
bicicletas verificamos que iam fazer companhia a outras e que estavam bem guardadas
pois está lá gente toda a noite.
![]() |
| Albergue S, Miguel Marinhas |
Como já era muito tarde fomos de imediato jantar a um restaurante
próximo que estava quase a fechar pois já eram 23h e depois fomos dormir.
Dois dos ciclistas que nos vão acompanhar não vieram hoje mas vêm ter
connosco amanhã.
Dia 28.04 - sábado
Levantámo-nos pelas 7:30 mas tal como prevíamos a saída foi demorada,
mesmo usando também a casa de banho das senhoras. Depois de prontos e equipados
fomos tomar o pequeno almoço enquanto sabíamos que os nossos 2 colegas já
estavam a caminho desde a Maia.
O pequeno almoço foi um pouco demorado e já passava das 9h quando
arrancamos e o combinado éque se todos seguirmos as setas eles nos vão apanhar pois já deu para perceber que são os mais rápidos do grupo.
![]() |
| rio Neiva |
Os caminhos a partir de Esposende são por estradas rurais ou mesmo
trilhos e acabamos por nos reunir junto a um marco já
próximo do rio Neiva e que antecede um single track que tem que ser feito com cuidado e que termina junto à azenha da Guilheta, junto à qual existe uma curiosa ponte a atravessar o rio Neiva, feita com esteiros de granito.
próximo do rio Neiva e que antecede um single track que tem que ser feito com cuidado e que termina junto à azenha da Guilheta, junto à qual existe uma curiosa ponte a atravessar o rio Neiva, feita com esteiros de granito.
Ainda apanhamos caminhos medievais, em pedra, cujas subidas foram
feitas a pé para evitar quedas e lá fomos andando até que chegamos ao mosteiro Beneditino de S.
Romão do Neiva, tendo em frente a enorme escadaria que termina na capela de N.
Sra da Boa Viagem.
Paramos alguns minutos para apreciar aquele monumento que nos aparece
de forma imprevista e seguimos caminho para a próxima grande localidade que é
Viana do Castelo, onde chegamos fazendo maioritariamente estrada. Atravessamos
a ponte Eiffel pelo passeio que é muito estreito porque de um lado tem o
corrimão que não é muito alto para quem vai de bicicleta e no outro lado tem
uns pilares que não deixam muito espaço livre e aos quais temos que estar
atentos para não bater com o pedal.
Chegados ao outro lado, reunimo-nos e dirigimo-nos à confeitaria
Natário J
onde estivemos quase uma hora.
![]() |
| capela de N.Sra da Boa Viagem |
Após o almoço o nosso destino foi o ferry boat em Caminha e para
lá nos dirigimos sempre pela orla marítima, deparando-nos sempre com bonitas paisagens.
lá nos dirigimos sempre pela orla marítima, deparando-nos sempre com bonitas paisagens.
![]() |
| Vila Praia de Âncora |
Quando o barco atracou em La Guardia resolvemos não atravessar o monte
mas contorná-lo pela estrada e acabamos por parar um pouco nesta cidade. De
seguida tivemos que subir pela via atlântica
que é uma extensa via rápida que nos vai levar a Oia mas que tem um separador físico dos carros.
que é uma extensa via rápida que nos vai levar a Oia mas que tem um separador físico dos carros.
Oia é uma vila muito pitoresca e onde tem um bonito mosteiro em cima
do mar, estivemos algum tempo a descansar da subida e a apreciar a paisagem mas
depois continuamos para Baiona onde apanhamos ainda muita estrada com pequenas
derivações para o caminho antigo.
![]() |
| Mosteiro de Oia |
O local era mesmo muito agradável, com quartos individuais e com uma
zona com vários chuveiros e wc que nos deixou perceber que desta vez não
haveria atrasos. Tudo isto por 10€.
Como neste primeiro dia tínhamos feito 95 km (143 km os que saíram da
Maia) estávamos cansados e por isso fomos comer ali próximo e depois dormir.
Dia 29.04 - domingo
Combinamos encontrar-nos pelas 8h e resolvemos dar um passeio pelo
espaço já que o albergue é apenas uma parte de umas instalações bem maiores que
incluem uns bem arranjados jardins, depois
subimos para as bicicletas e fomos tomar o pequeno almoço junto ao mar só que tivemos dificuldade em encontrar um local aberto. Era domingo de manhã e foi possível ver como aquela gente aprecia andar de bicicleta pois vimos muitos grupos a passar.
subimos para as bicicletas e fomos tomar o pequeno almoço junto ao mar só que tivemos dificuldade em encontrar um local aberto. Era domingo de manhã e foi possível ver como aquela gente aprecia andar de bicicleta pois vimos muitos grupos a passar.
Depois disto voltamos ao albergue colocamos as coisas na carrinha e lá
fomos para a jornada seguinte que tinha Pontevedra como objectivo.
Este caminho é uma mistura de estradas interiores e caminhos mas a
primeira paragem para uma foto foi no Pazo Cea de onde seguimos até à bonita
igreja do sec. XIV de Sta Maria de Castrelo, atras da qual havia um bonito parque
que atravessamos, tendo descido antes umas escadas de acesso e depois andamos
por ruas, sempre a subir, até que acabamos por chegar a Vigo.
![]() |
| ig. Sta Maria de Castrelo |
![]() |
| baía de Vigo |
Esta parte foi um bocado acidentada e assim continuou por caminhos em
terra até Redondela onde fizemos uma visita rápida e acabamos por almoçar num
restaurante, chegando entretanto a nossa carrinha de apoio.
A seguir ao almoço tivemos que percorrer alguma estrada, com
algumas
subidas com razoável inclinação, para chegarmos a um local que nos oferecia uma
vista esplendorosa da baía de S. Simon. Paramos para tirar umas fotos e
continuamos para Sampaio, atravessando a sua ponte Romana e chegados ao outro
lado temos um percurso muito sinuoso e difícil pela parte antiga da vila com
ruas muito estreitas e com muita inclinação e que acaba por desembocar numa
estrada romana que tem mesmo que ser feita a empurrar a bicicleta, de outra
forma representa um risco para o bem estar dela e nosso.
![]() |
| baía de S. Simon |
![]() |
| estrada romana |
Pontevedra tem uma zona antiga bonita e fomos para o lado da Sé à
procura de um restaurante que alguém conhecia mas que não encontramos, o que
não impediu que jantássemos bem noutro restaurante de tapas.
Estava a chover e acabamos a noite a beber uma caña num dos imenso
bares que por lá existem.
30.04 - segunda-feira
![]() |
| Pontevedra |
Saímos de Pontevedra no que ia ser uma dia chuvoso, este percurso teve
caminhos rurais e à medida que noa aproximamos do destino notamos numero cada
vez maior de peregrinos.
![]() |
| Parque do rio Barosa |
Paramos junto a um cruzeiro para tirarmos a foto e nos agrupar mas a
grande paragem é no Parque do rio Barosa que para visitar tivemos que fazer um desvio. Tem uma cascata de água muito bonita, estivemos por lá algum tempo e depois retomamos o nosso caminho para chegar a Caldas D’el Rei onde já nos esperavam com comidinha. É uma cidade termal onde passa o rio Bermaña e que tem uma parte antiga muito engraçada mas que não pode ser muito apreciada por ser dia de feira e estar cheia de gente, o que tornou cuidadosa a nossa progressão.
grande paragem é no Parque do rio Barosa que para visitar tivemos que fazer um desvio. Tem uma cascata de água muito bonita, estivemos por lá algum tempo e depois retomamos o nosso caminho para chegar a Caldas D’el Rei onde já nos esperavam com comidinha. É uma cidade termal onde passa o rio Bermaña e que tem uma parte antiga muito engraçada mas que não pode ser muito apreciada por ser dia de feira e estar cheia de gente, o que tornou cuidadosa a nossa progressão.
![]() |
| Sta Maria de Carracedo |
| Padron |
Mesmo na entrada da cidade tivemos o único furo desta viagem que se resolveu mudando a câmara de ar.
Estas chegadas são sempre bastantes sentidas e depois de nos
felicitarmos tiramos a foto em grupo, para a posteridade.
Eram uma 17h e tínhamos andado 58km. De seguida fomos para o albergue
Seminário Maior, onde descansamos um pouco e saímos para jantar e comemorar a
viagem.
01.05 - terça-feira
Levantamo-nos para ir buscar o certificado de peregrino após mostrar a
credencial devidamentecarimbada e onde há sempre necessidade de espera porque chegam dezenas de peregrinos por dia a esta cidade.
Pelas 10h chegou o autocarro com as nossa famílias que nos vieram
buscar. Fomos assistir à missa dos peregrinos, 12h, e depois colocamos as
bicicletas no autocarro e fomos já almoçar no caminho para cidade da cultura
que pretendemos visitar durante a tarde, obra de Peter
Eisenman.
![]() |
| Cidade da Cultura |
![]() |
| Cidade da Cultura e Catedral |
Foi uma visita que todos recomendam e onde tiramos imensas fotos.
.jpg)
.jpg)
.jpg)




.jpg)


.jpg)






Sem comentários:
Enviar um comentário