segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Vinho do Porto e Barcos

O dia nasceu solarengo e rapidamente começou a troca de mensagens a desafiar para o passeio, juntando 8 ciclistas.
Enquanto esperávamos pelos que faltavam foi proposto como destino uma prova de Vinho do Porto, algo prontamente aceite.
Saímos já passava das 9h30m em direcção à Ribeira mas passando pelo mosteiro de Leça do Balio, Amial, Ramada Alta, Cedofeita, Leões e paragem no miradouro da Vitória, onde ficamos uns minutos a apreciar a esplendorosa vista sobre o Douro e como o morro dos Olivais é mais alto que o de Pena Ventosa, pudemos ver a Sé de cima, assim como a igreja dos Grilos.
Depois e como estávamos em pleno centro histórico ainda percorremos a antiga judiaria, rua das Taipas, S. João Novo e Palácio da Bolsa, seguindo para a Ribeira e atravessando a ponte D. Luís I para chegarmos ao mercado da Ribeira de Gaia para beber 2 cálices de Vinho do Porto acompanhados por 2 bolinhos de bacalhau, eram 11h.
Terminada a merenda e já retemperados, a decisão foi ir até à Afurada e atravessar de barco para a Foz, algo que custa 1€ por pessoa e outro pela bicicleta.
Chegados ao outro lado fizemos toda a marginal até Matosinhos com paragem junto ao farol para ver os estragos do mau tempo e que inclusive destruíram o restaurante Shis. Passamos a ponte móvel para o lado de Leça e chegamos à Maia passando pela avenida do aeroporto.

Foram cerca de 37 km mas que com a paragem mais a espera de barco fez com que chegássemos a casa pelas 13h, no entanto foi uma boa manhã, cujas fotos estão na zona habitual deste blog.

2 comentários:

  1. Por falar em Vinho do Porto...
    http://www.wivini.com/index.php/porto-noval-vintage-nacional-porto-1997.html
    Boa pomada até para ciclistas.

    ResponderEliminar