O dia nasceu solarengo e rapidamente começou a troca de mensagens a desafiar para o passeio, juntando 8 ciclistas.
Enquanto esperávamos pelos que faltavam foi proposto como destino uma prova de Vinho do Porto, algo prontamente aceite.
Saímos já passava das 9h30m em direcção à Ribeira mas passando pelo mosteiro de Leça do Balio, Amial, Ramada Alta, Cedofeita, Leões e paragem no miradouro da Vitória, onde ficamos uns minutos a apreciar a esplendorosa vista sobre o Douro e como o morro dos Olivais é mais alto que o de Pena Ventosa, pudemos ver a Sé de cima, assim como a igreja dos Grilos.
Depois e como estávamos em pleno centro histórico ainda percorremos a antiga judiaria, rua das Taipas, S. João Novo e Palácio da Bolsa, seguindo para a Ribeira e atravessando a ponte D. Luís I para chegarmos ao mercado da Ribeira de Gaia para beber 2 cálices de Vinho do Porto acompanhados por 2 bolinhos de bacalhau, eram 11h.
Terminada a merenda e já retemperados, a decisão foi ir até à Afurada e atravessar de barco para a Foz, algo que custa 1€ por pessoa e outro pela bicicleta.
Chegados ao outro lado fizemos toda a marginal até Matosinhos com paragem junto ao farol para ver os estragos do mau tempo e que inclusive destruíram o restaurante Shis. Passamos a ponte móvel para o lado de Leça e chegamos à Maia passando pela avenida do aeroporto.
Foram cerca de 37 km mas que com a paragem mais a espera de barco fez com que chegássemos a casa pelas 13h, no entanto foi uma boa manhã, cujas fotos estão na zona habitual deste blog.
Enquanto esperávamos pelos que faltavam foi proposto como destino uma prova de Vinho do Porto, algo prontamente aceite.
Saímos já passava das 9h30m em direcção à Ribeira mas passando pelo mosteiro de Leça do Balio, Amial, Ramada Alta, Cedofeita, Leões e paragem no miradouro da Vitória, onde ficamos uns minutos a apreciar a esplendorosa vista sobre o Douro e como o morro dos Olivais é mais alto que o de Pena Ventosa, pudemos ver a Sé de cima, assim como a igreja dos Grilos.
Depois e como estávamos em pleno centro histórico ainda percorremos a antiga judiaria, rua das Taipas, S. João Novo e Palácio da Bolsa, seguindo para a Ribeira e atravessando a ponte D. Luís I para chegarmos ao mercado da Ribeira de Gaia para beber 2 cálices de Vinho do Porto acompanhados por 2 bolinhos de bacalhau, eram 11h.
Terminada a merenda e já retemperados, a decisão foi ir até à Afurada e atravessar de barco para a Foz, algo que custa 1€ por pessoa e outro pela bicicleta.Chegados ao outro lado fizemos toda a marginal até Matosinhos com paragem junto ao farol para ver os estragos do mau tempo e que inclusive destruíram o restaurante Shis. Passamos a ponte móvel para o lado de Leça e chegamos à Maia passando pela avenida do aeroporto.
Foram cerca de 37 km mas que com a paragem mais a espera de barco fez com que chegássemos a casa pelas 13h, no entanto foi uma boa manhã, cujas fotos estão na zona habitual deste blog.

Por falar em Vinho do Porto...
ResponderEliminarhttp://www.wivini.com/index.php/porto-noval-vintage-nacional-porto-1997.html
Boa pomada até para ciclistas.
:)
Eliminar