quarta-feira, 2 de abril de 2014

30.03.2014 - Ciclovia do Tâmega

Tal como estava marcado realizamos este domingo o passeio pela ciclovia do Tâmega e que terá mais tarde um relato mais pormenorizado.
O grupo era de 15 ciclistas e estava dividido em 2 partes, 8 que partiam da Maia e 7 que já estava em Amarante desde o dia anterior, sendo o encontro pelas 9h junto ao inicio da ciclovia.
O tempo estava estável apesar da ameaça de chuva e pelas 9h30 lá começamos a pedalar em direcção a Arco de Baúlhe, onde iríamos almoçar antes de regressar.
A ciclovia tem muito boas condições mas poucas estações recuperadas, no lado do distrito do Porto
apenas estava recuperada a de Gatão que estava fechada e no lado do distrito de Braga apenas estão recuperadas a de Celorico de Basto e a de Arco de Baúlhe, tendo no entanto a primeira aluguer de alojamento, um apartamento para 6 pessoas e um albergue para 30 e também aluguer de bicicletas.
A paisagem é muito bonita e conseguimos-nos aperceber da obra de engenharia que era construir uma linha de caminho de ferro. Como esta linha era interceptada por muitas estradas e para impedir a entrada de veículos motorizados na ciclovia, tem umas barreiras metálicas que acabam também por dificultar a passagem a quem circula de bicicleta.
Chegamos a Arcos de Baúlhe e ao restaurante  O Caneira pelas 13h, onde o mais difícil foi escolher, acabamos por pedir pratos para partilhar e todos estavam realmente muito bons. 
Entretanto continuava a cair a chuva que tinha começado pouco antes da nossa chegada e enquanto colocávamos as bicicletas na garagem do restaurante para que pudéssemos comer tranquilamente.
Pelas 16h começamos a preparar o regresso mas aqui o grupo diminui porque muitos preferiram voltar de carro, uma vez que a chuva teimava em não parar.
Os que regressaram de bicicleta também só apanharam chuva mais meia hora porque entretanto ela parou, também constatamos que neste sentido demoramos menos tempo, pouco mais de 2h porque a inclinação é maioritariamente descendente.
Assim pelas 18h30 estávamos a colocar as bicicletas nos carros e a preparar o regresso que seria um pouco mais demorado para aqueles cujo destino era Abrantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário