terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Domingo, 30.11.2014


Neste ultimo domingo do mês foi decidido fazer a ecovia do Lima. As previsões eram para bom tempo, o que se veio a confirmar, por isso estavam reunidas as condições para o passeio dos 7 ciclistas que apareceram.
O rio Lima tem várias ecovias nas suas margens e os percursos escolhidos foram o da Veiga que vai de Viana do Castelo até Ponte de Lima e depois o dos Açudes que termina em Ponte da Barca.
Somado as distâncias dava cerca de 30km mas como começamos em Darque, 6km antes do inicio da ecovia e com as interligações, acabou por ser 42km... para cada lado.
Saímos da Maia pelas 8h45m e chegamos a Darque antes das 9h30. Foi só retirar as bicicletas do carro e começar o passeio, pois esta ecovia é muito bonita já que acompanha sempre o rio Lima.
Assim, lá fomos seguindo o percurso, com poucas paragens mas com bastante lama e poças de água, o que acabou por nos atrasar um pouco e assim chegamos a Ponte de Lima passava das 11h30m, onde já tínhamos gente à espera para nos acompanhar. Tomamos uma bebida e iniciamos as segunda ecovia com destino a Ponte da Barca mas logo com uma paragem longa pois tivemos 2 furos.
Esta ecovia dos Açudes acaba por ser ainda mais bonita do que a anterior, pelas árvores cujas folhas de Outono formavam tapetes e por ter mais algum relevo. Foram cerca de 17km até ao restaurante que uns amigos que lá vivem nos indicaram e que nos acompanharam na refeição, tornando-a ainda mais agradável.
Chegamos já passava da 13h30m, muito devido aos furos, e saímos às 15h30m, para voltarmos a fazer o caminho inverso, desta vez mais rápido pois anoitece cedo.
1h10m depois chegamos a Ponte de Lima onde ficou o nosso acompanhante e decidimos continuar e apenas parar num bar que tínhamos visto na ecovia, pois de certeza que o serviço ia ser muito mais rápido do que naquela praça cheia de gente.
Mesmo com a paragem curta, a verdade é começava a anoitecer, ainda estávamos longe e como levávamos apenas luzes de sinalização era impossível seguir o trilhos, assim, terminada a ecovia resolvemos fazer os últimos 6 quilómetros pela estrada, tendo chegamos aos carros pelas 18h30, com mais um furo mas como foi a menos de 1km do destino acabou por não ser reparado.
Chegamos à Maia passava um pouco das 19h e tal como prevíamos, foi um bom passeio, embora um pouco cansativo pelo acumulados de quilometros. Brevemente teremos um vídeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário