terça-feira, 14 de outubro de 2014

12 de Outubro, Domingo

O tempo estava ameaçador mas isso não demoveu 6 ciclistas de fazerem o seu passeio dominical.
A partida foi um pouco depois das 9h e em direcção a Valongo, saindo como habitualmente do centro da Maia, passando por Milheirós, Igreja da Águas Santas, Alto da Maia e Sta Rita. 
Poucos quilómetros após atravessar a cidade de Valongo percebemos que o destino pretendido era a aldeia histórica de Quintandona mas já tínhamos andado 20 km e disseram-nos que ainda faltava outro tanto, achamos que 80 km numa manhã era demais e que íamos chegar tarde para o almoço e por isso mudamos de direcção e assim andamos apenas 78 km e chegamos a casa pelas 14h45m. ;)
Bom, isto correspondeu a uma etapa do Caminho de Santiago, tanto em distância como em relevo, apenas não tivemos o dia todo para a fazer, nem a paragem para o abastecimento retemperador.
Mas o que aconteceu tem explicação, perdemo-nos e fomos avançando no sentido oposto do pretendido, o que só demos conta quando paramos num café para beber. Aí tiramos os mapas do bolso e constatamos que o melhor era ir até Aguiar de Sousa e descer para apanhar a estrada que encontra o rio Douro em Cavadas, depois percorrer a N108 ao longo dele.
Ainda paramos para comer umas laranjas num dos muitos vendedores de fruta que se encontram na
estrada e quando chegamos ao inicio da ciclovia de Gondomar, percorremo-la até ao museu da Imprensa e aí chegados dividimo-nos em 2 grupos, um que foi apanhar o metro, subindo pelo elevador dos Guidais e outro que subiu a circunvalação e veio a pedalar até à Maia.
No total foram mais de 4h30m a pedalar, vários compromissos de almoço quebrados e cerca de 1.235 m acumulados em subidas e 1.204 m em descidas. Uma manhã comprida :)

1 comentário: