Mais uma vez apareceram 6 ciclistas a aproveitar esta manhã de sol e constatamos com agrado a assiduidade das 3 novas contratações :)
Bom, saímos um pouco depois das 9h com a firme certeza que o passeio ia ser mais curto do que o da semana passada, até porque havia que chegar pelas 12h30m, para bem da nossa saúde.
Decidimos que o destino seria a beira-rio e então resolvemos fazer uns caminhos pelo lado de Gaia.
Assim, saímos da Maia pela Ponte da Pedra, atravessamos S. Mamede, Paranhos e chegamos à rua de Costa Cabral. Depois passamos pelo Marques, descemos a rua da Alegria até aos Poveiros, rua de Entreparedes, rua Alexandre Herculano e atravessamos a ponte do Infante.
Já do lado de Gaia descemos até ao cais de Quebrantões, apreciamos a vista até ao Areinho e rumamos pela marginal de Gaia passando por baixo das pontes de D. Maria e Infante, parando para ver a igreja arruinada do Sr D'Além que já estava a ser admirada por uns turistas, seguimos até chegarmos à ponte de D. Luís.
, quase invisível por quem estiver do lado do Porto, na Alfandega Nova.
Terminado esse caminho subimos até ao lugar da Bateria onde temos uma vista esplêndida e depois voltamos à marginal por caminhos rurais que tiveram que ser feitos a pé, com cuidado, tal era a quantidade de musgo que estava a envolver as pedras dessa descida.
Uma vez na marginal e como já eram 11h30m, iniciamos o regresso, embora ainda tenhamos tentado parar junto ao mercado mas havia um encontro de motards e a fila naqueles cafés era demasiado grande. Atravessamos a ponte de D. Luís, túnel da Ribeira e subimos a sempre difícil rua dos Mercadores, atravessamos para o largo de S. Domingos, percorremos a rua das Flores e fomos ter ao largo dos Lóios, subindo depois até aos Clérigos pela rua de Trás.
Chegados à praça Parada Leitão, vulgo Leões, seguimos para a antiga praça do pão que se chama hoje Guilherme Gomes Fernandes, onde paramos numa esplanada para tomar algo, embora alguns tivessem de continuar pois tinham que estar mais cedo em casa.
Depois da paragem foi seguir por Mártires da Liberdade, praça da República, igreja da Lapa e rua Antero de Quental até passar o Jardim de Arca de Água, voltando a atravessar S. Mamede e chegamos à Maia pelas 12h40m.
Foi um passeio mais curto, de cerca de 36 km, em que pedalamos 2h40m mas apanhamos um tempo óptimo e percorremos alguns caminhos pelos quais nunca tínhamos passado, o que é sempre bom.




Sem comentários:
Enviar um comentário