domingo, 9 de novembro de 2014

Porque hoje é domingo.


Hoje o sol raiava pela manhã, contrastando com os últimos dias mas só apareceram 3 ciclistas para o passeio e não foi por causa do tempo mas por compromissos já assumidos.
Após o café e no breve briefing feito, passava um pouco das 9h, decidimos fazer o passeio clássico pelos 3 concelhos, Maia, Matosinhos e Porto mas já a pedalar pensou-se em mudar e percorrer o Caminho Português entre a Maia e S. Pedro de Rates, algo prontamente aceite, até porque havia quem nunca o tivesse feito.
Assim começamos a seguir as famosas setas amarelas ao mesmo tempo que algumas nuvens iam escurecendo e antes de Vilarinho já estávamos a lavar as bicicletas, algo que teria sido útil no fim da jornada, mas a verdade é que foi apenas uns minutos e depois o tempo esteve sempre bom para pedalar.
Depois da bonita ponte de D. Zameiro, sobre o rio Ave e da respeitável subida que vem a seguir, é que começam os caminhos rurais e embora bastante mais bonitos fomos encontrando alguma lama, como é natural já que tanto o rio Ave como o rio Este se encontravam com um caudal elevado que são reflexo das chuvas que têm caído.
Chegados a S. Pedro de Rates e após a passagem pela estátua de Tomé de Sousa, primeiro Governador-Geral do Brasil, fomos parar em frente à bonita igreja românica, onde comemos os suprimentos que sempre levamos.
Como ainda não eram 11h resolvemos fazer a ciclovia do antigo ramal entre a Póvoa de Varzim e Famalicão, em direcção a Famalicão. Estes caminhos são sempre bonitos mas já sabiamos que iamos encontrar alguma lama pois já lá passamos nesta época de chuvas, algo que nos deixou num estado lastimável :).
Chegados a Famalicão, uns minutos antes das 12h e apesar da boa média que estávamos a fazer, rumamos sem paragens para a Maia, onde chegamos pelas 13h15m, já um pouco cansados.
Fizemos 66,5 km a uma média de 18,6 km/h, o que resultou em 3h34m a pedalar e acabamos por passar em 5 concelhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Famalicão e Trofa, numa manhã que se revelou espectacular.
Desta vez não levamos câmara de filmar e como não houve quedas concluímos, à boa maneira de algumas sondagens que encontramos no facebook, que está encontrada a causa :) De qualquer forma e se fosse colocada atrás, como nas duas ultimas vezes, a lama ia impedir de se ver o que quer que seja.

2 comentários:

  1. Confirmo o estado lastimável na chegada à Maia:)
    Grande abraço:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desculpa mas não te vi. Foi o TG que me disse, depois.

      Eliminar