segunda-feira, 16 de março de 2015

15.03.2015, domingo

Uma manhã de sol em que contamos com um retorno após uma convalescença de 3 meses, o que permitiu que perfizesse o numero de 10 ciclistas neste passeio de domingo. Como um deles era o João com a sua bike recuperada, finalmente, pois isto de garantias vitalícias tem que se lhe diga, lá fomos conhecer trilhos da Maia e arredores, partindo já passava das 9h30m.
Começamos por ir ver as obras da nova ciclovia da Maia que já estão adiantadas e vai usar parte da linha de comboio que o metro não utiliza e embora vá parar na A41, no futuro irá até ao antigo apeadeiro de Madim, onde o metro retoma a antiga linha.
Depois deste reconhecimento fomos em direcção ao parque de Sta Maria de Avioso mas passamos ao Castro de Alvarelhos, onde paramos alguns minutos. Continuamos por trilhos e cerca das 11h o grupo separou-se: 3 tinham que regressar à Maia mais cedo e os restantes continuaram para o monte de S. Gens, em Cidai, Santiago de Bougado. 
Após algumas perguntas pelo caminho, lá fizemos a inclinada subida para o Santuário de S. Gens e uma vez no cimo, havia uma torre de vigilância onde ainda subimos para ver a paisagem e tirar umas fotos que serão colocadas no local habitual.
Depois foi descer por trilhos até à estrada nacional 14 e regressar a casa, onde chegamos por volta das 12h20, Como fizemos muito monte, as distâncias nunca são grandes e por isso andamos 33,8 km em 2h41m, com uma média de 12,6 km/h.
No regresso ainda se tentou andar pela antiga linha da Trofa, já que andamos paralelo a ela mas acabamos por não a fazer pois em algumas zonas não é transitável, no entanto aqui fica o link para o google earth e a imagem da linha, para futura exploração.
A antiga linha começa no fim da do ISMAI (haverá de a continuar) e vai terminar na Trofa, junto à ponte sobre o rio Ave pois aí encontra a linha Campanhã-Guimarães. Um pouco mais à frente, em Lousado, fica um museu ferroviário que vale apenas visitar ainda para mais se, como eu, andaram muitas vezes em comboios a vapor. Esta terra também tem a curiosidade de nela ter nascido o Cardeal Cerejeira e onde existe ainda a casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário