terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Domingo, 21 de Fevereiro

Após uma paragem de 3 semanas em virtude do mau tempo, nesta manhã de domingo apareceram 7 ciclistas, havendo a assinalar uma estreia :)
O tempo estava bom para um passeio e cerca das 9h10 começamos a pedalar, como estava o João já tínhamos guia pois ele consegue sempre surpreender-nos. 
Descemos a rua do Chantre até à Estalagem da Via Norte e atravessamos para o outro lado pelo túnel  que interliga as bombas de gasolina da BP, onde as bicicletas passam sem grande margem. Já do outro lado iniciamos um caminho em terra que nos leva a atravessar o rio Leça num pontão meio destruído pelas cheias e onde era possível ver as marcas deixadas pelo lixo que o rio trouxe e que ficou dependurado nos arbustos das margens.

Do outro lado, continuamos para o Araújo para vêr a ponte medieval de D. Goimil, bem recuperada, assim como o marco de separação de freguesias que lá está. Regressamos à estrada e fomos apanhar a linha de caminho de ferro para Leixões, onde no local do antigo apeadeiro que tomou o nome da ponte medieval que existe ao lado e que se designa por Ponte do Carro e onde actualmente existe um parque de lazer. Também nesta zona foi possível ver algumas das azenhas e respectivas mós que proliferavam nas margens do Leça.
Saímos da linha de comboio e através de caminhos florestais chegamos à zona do Mar Shopping e daí
seguimos para o farol de Leça. Junto ao mar viramos para norte até chegarmos a Angeiras onde fizemos uma pequena paragem para comer o que trazíamos, já que a seguir íamos para nascente, de regresso a casa.
Passamos pelo remodelado túnel do aeroporto e fomos ter ao cc Miramaia. Subimos até à zona industrial e chegamos à câmara da Maia pelas 12h20, onde nos despedimos. 
Foi um bom passeio com passagens por locais novos, andamos 38,3 km mas se todos conhecemos o conceito de Sensação Térmica em
que o nosso corpo tem uma percepção de calor diferente do calor medido em virtude de factores como a humidade ou velocidade do vento, o João conseguiu inventar a Sensação Quilométrica já que em virtude dos caminhos escolhidos, subidas encontradas e ritmos de pedalada, estes 38km deram um cansaço de 60km :) :) mas isso para mim, já que ele faz um esforço para andar devagar.

Sem comentários:

Enviar um comentário