segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Domingo, 6 de Novembro



Neste 1º domingo acertado para a hora de inverno compareceram pontualmente 3+2 ciclistas, +/- dispostos, a aproveitar o céu limpo para observar a belas vistas panorâmicas que se apresentam nos arredores pelo que se anuncia de imediato a intenção de rumar a Vilar de Luz para alcançar o respetivo posto (meco) de observação.
Dada a partida, voluntariosa mas não imperiosa, eis que um dos elementos decide rumar a outras vistas quiçá com horizontes mais “esplanados” consolidando-se a comitiva a 4 ciclistas.
De modo a alcançar-se o referido meco pela via mais suave, usaram-se acessos mais ou menos lisos, livres de trânsito e declive gradual o que consequentemente prolongou o tempo de deslocação até se obter estas vistas:

 
Consoladas as vistas, e porque havia sede de trilhos, inicia-se a descida rumo e ao longo do vale em direção a Covelas e tendo-se rapidamente alcançado a capela de S. Gonçalo decide-se rumar na direção de S. Pantaleão. No entanto, e perante a inexistência de viadutos, para transpor os desníveis que se nos apresentavam decidiu-se, assim que transposta a via-férrea em Portela, tirar azimutes pelos trilhos que nos permitiram atravessar os montes e vales anteriormente observados.
Aqui chegados, e porque ainda restava tempo, enfrenta-se a última subida até às imediações do parque de S. Pedro de Avioso não sem antes, e sempre por trilhos, atravessar a N 14 e o vale na zona do Muro.


Sendo que o restante caminho rumo a casa, por usual e, do conhecimento dos leitores/pedaladores habituais, se resume a um exercício de revisitação.

Sem comentários:

Enviar um comentário