segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Domingo, 25 de Setembro no canal da antiga linha Famalicão-Póvoa ou o Regresso da "locomotiva"


Com o propósito de percorrer parte do antigo ramal de linha férreaFamalicão-Póvoa partiram, pelas 8h30m, 3 ciclistas rumo a Rates seguindo parte do Caminho Central rumo a Santiago. Apesar da chegada a Rates pelas 10h, e após uma breve pausa, houve necessidade de proceder à substituição de câmara de ar de uma das 4 rodas 26”. Retomando o percurso pela referida ecopista, e passados poucos quilómetros, reapareceu o fenómeno de perda de ar na dita roda tendo o mesmo sido rapidamente colmatado com a aplicação de remendos mas eis que durante o enchimento do pneu/câmara de ar (a estrear mas já remendada) parte da válvula (pipo fino) ter-se-á partido desaparecendo. Tendo-se esgotado as hipóteses de obtenção de nova câmara de ar, de entre outros ciclistas que passavam, e dado que em stock apenas dispunhamos de uma de 29” houve que improvisar com enchimentos, sucessivos e faseados, do pneu com a vegetação que se ía conseguindo recolher.


Desta forma conseguiu-se percorrer os cerca de 10km restantes, com paragens sucessivas para “reabastecimentos de palhuço”, até à estação de metro da Póvoa para transporte de 2 ciclistas e respetivas bicicletas uma delas com roda “ecológica”. Em jeito de conclusão/lição apura-se que as medidas/soluções extremas, neste caso a imediata substituição da câmara de ar e/ou consequente eliminação da susbstituída, deveríam ter sido tomadas apenas após esgotamento das outras alternativas, remendos, que sobraram para nada. 





 

Sem comentários:

Enviar um comentário