Com o propósito de percorrer parte do antigo ramal de linha férreaFamalicão-Póvoa partiram, pelas 8h30m, 3 ciclistas rumo a Rates seguindo parte do Caminho Central
rumo a Santiago. Apesar da chegada a Rates pelas 10h, e após uma breve pausa,
houve necessidade de proceder à substituição de câmara de ar de uma das 4 rodas
26”. Retomando o percurso pela referida ecopista, e passados poucos
quilómetros, reapareceu o fenómeno de perda de ar na dita roda tendo o mesmo
sido rapidamente colmatado com a aplicação de remendos mas eis que durante o
enchimento do pneu/câmara de ar (a estrear mas já remendada) parte da válvula (pipo
fino) ter-se-á partido desaparecendo. Tendo-se esgotado as hipóteses de
obtenção de nova câmara de ar, de entre outros ciclistas que passavam, e dado
que em stock apenas dispunhamos de uma de 29” houve que improvisar com
enchimentos, sucessivos e faseados, do pneu com a vegetação que se ía
conseguindo recolher.
Desta forma conseguiu-se
percorrer os cerca de 10km restantes, com paragens sucessivas para “reabastecimentos
de palhuço”, até à estação de metro da Póvoa para transporte de 2 ciclistas e
respetivas bicicletas uma delas com roda “ecológica”. Em jeito de
conclusão/lição apura-se que as medidas/soluções extremas, neste caso a
imediata substituição da câmara de ar e/ou consequente eliminação da
susbstituída, deveríam ter sido tomadas apenas após esgotamento das outras
alternativas, remendos, que sobraram para nada.


Sem comentários:
Enviar um comentário