Ciclovias do Minho - 29 de Março de 2016

Algum tempo atrás ficou combinado que íamos fazer uns passeios maiores, usando o dia todo, e o primeiro escolhido foi o Ramal de Monção que tem cerca de 22km, após alguma análise juntamos a este percurso a Ecovia do Minho, o que permitiu um total  de 40km em cada sentido.
A partida foi do Cais da Mota, onde há um albergue dos Caminhos de Santiago, uns quilómetros antes da cidade de Vila Nova de Cerveira.
Como éramos 9 ciclistas, distribuímos-nos por 3 carros que partiram de locais diferentes, por volta das 8h já que o objectivo era estarmos pelas 9h no local de partida e foi isso que aconteceu.
Já íamos equipados mas havia que tirar as bicicletas e preparar a partida, a qual aconteceu pelas 9h30m.
Tal como tínhamos percebido o percurso era bastante plano, apenas com alguma elevação nas cidades de Valença e Monção.
A ecovia está muito bem construída, em placas de cimento, e praticamente sempre junto ao rio, com um pequeno troço em passadiço de madeira.
Andamos sempre a bom ritmo e apenas paramos pouco antes de Valença, na Senhora da Cabeça, onde tomamos café e comemos algo do que levávamos.
Retomamos a viagem e começamos a subir, atravessamos Valença, sem parar, para ir apanhar o antigo ramal da  Monção que está convertido em ciclovia. 
Estas linhas que foram desactivadas e depois adaptadas a ciclovias são sempre bastante bonitas pois atravessam campos e permitem paisagens espectaculares. Devido à sua antiga finalidade e ainda por cima construídas para comboios de vapor, o seu declive nunca passa os 3% mas são maioritariamente planas, o que as torna acessível a quem quiser pedalar ou caminhar.
Encontramos várias pessoas a utilizar estes espaços mas o seu numero não rentabiliza a transformação das estações e apeadeiros em cafés e por isso estão todas fechadas e abandonadas, espero que encontrem uma utilização para elas pois podiam tornar o passeio ainda mais agradável.
Por volta das 12h chegamos a Monção e um pouco antes saímos da ciclovia para descer até junto do rio e da nova ponte que liga à povoação espanhola de Salvaterra de Miño.
Andamos sempre junto ao rio e depois subimos à cidade que todos sabemos ficar dentro do forte, vimos as vistas, compramos amostras :) e fomos para o Parque Termal fazer o nosso piquenique, em termos de comida quase todos levaram sandes mas em termos de bebida já houve algumas diferenças :)
Depois de comer regressamos pelo mesmo caminho e com alguma rapidez pois queríamos tentar evitar a chuva que estava prevista para o fim da tarde, o que conseguimos já que chegamos ao local de partida cerca das 16h.
Acabamos por fazer cerca  de 83km em menos de 5h a pedalar e como levávamos uma câmara, neste link está o vídeo que o pode documentar :).


Sem comentários:

Enviar um comentário